Mato Grosso, Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat e Incra vão alfabetizar trabalhadores rurais
Pronera vai atingir 16 assentamentos da micro-região do vale do Guaporé
Unemat e Incra vão alfabetizar trabalhadores rurais
08/03/2004 16:53:01
por Coordenadoria de Comunicação Social

Uma parceria entre Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), prefeituras locais e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) irá garantir a alfabetização de 820 trabalhadores rurais assentados da micro-região do vale do Guaporé. Jovens e adultos de 16 unidades, num período de 1 ano, terão aulas nos assentamentos por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Um dos objetivos do Programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário é fortalecer a educação nos assentamentos com uma metodologia apoiada no desenvolvimento rural sustentável e permitir a inclusão social do trabalhador rural. “Precisamos incluir todos no processo de cidadania e desenvolvimento do País, mas se não entendermos o processo que nos envolve não há como avançar”, avaliou o superintendente do Incra, Leonel Wohlfhart, durante o lançamento do Programa destinado à região, na última sexta-feira, no Centro de Tecnologia Alternativa (CTA) em Pontes e Lacerda.

O Pronera irá atingir os municípios de Comodoro, Nova Lacerda Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D’Oeste, Vale do São Domingos e Pontes e Lacerda.

Aníbal Soares é agricultor no assentamento Triunfo (Pontes e Lacerda) e será um dos beneficiados pelo Programa. Casado e com 56 anos de idade, ele cuida ainda de dois netos de 14 e 16 anos de idade. “Toda a minha família poderá aprender a ler e escrever, isso é muito importante para todos nós”, comenta Soares, que tem uma jornada de trabalho diária de 10 horas no cultivo de arroz, feijão, arroz e milho.

Investimentos

O Incra destinará R$ 344 mil e a Unemat R$ 28 mil em investimentos diretos, além de coordenar a proposta pedagógica do projeto. Serão capacitados 41 monitores e 5 coordenadores locais (lideranças comunitárias) indicadas pelos assentados. Uma tarefa que irá contar com uma equipe de 14 bolsistas do curso de letras da Unemat em Pontes e Lacerda.

Antônia Selma de Oliveira, professora de Sociologia e coordenadora pedagógica do Programa, diz que a possibilidade de colaborar com um plano que envolve a formação da consciência política e indiretamente interfere na distribuição de renda de um grupo de trabalhadores são os principais méritos da proposta. As atividades do Programa serão acompanhadas in loco e com base em relatórios e avaliações periódicas. “A história de vida dessas pessoas servirá para alfabetizá-las”, explica Selma.

O campus universitário dará o apoio necessário ao desenvolvimento do Pronera, garante o coordenador Heitor Kirsh. De acordo com ele, não há como uma pessoa exercer sua cidadania sem um domínio adequado da linguagem escrita.

Heitor vê também na parceria uma oportunidade do estudante exercitar seu aprendizado. “Os estudantes do curso de licenciatura em Letras terão uma boa experiência, numa sala de aula com um formato nada formal: os assentamentos. Isso vai colaborar com a sua prática pedagógica”, argumenta.

Revolução no campo

No começo do mês, ocorreu no campus da Unemat em Nova Xavantiva a formatura de 50 professores normalistas habilitados para atuar na educação de jovens e adultos com ênfase na educação rural. Durante três anos esse grupo de professores dedicou-se à alfabetização de 1.819 jovens e adultos de assentamentos que correspondem a uma região que abrange os municípios de Nova Xavantina, Água Boa, Nova Nazaré, Campinápolis e Novo São Joaquim.

Uma parceria implantada também nos Câmpusde Cáceres e Barra do Bugres. Neste último, 50 professores estão sendo formados em licenciatura plena em Pedagogia da Terra e em Cáceres formaram-se 45 professores.

“A parceria privilegiada com a Unemat atinge esses assentamentos nos rincões do Estado. A implantação do Programa nessas regiões estratégicas está provocando uma revolução silenciosa no campo, possível somente com a Educação”, conclui Leonel.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24703 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada